domingo, 27 de março de 2011

Chantilly ou Marshmallow?


Chantilly ou Marshmallow?

Óh dúvida cruel...
Bem, neste mundo de inícios sem experiências que entrei, a prática fez a perfeição e continua fazendo.
Como já disse para vocês, por aqui faz muito calor, do tipo escaldante mesmo, meu marido que o diga, ele sai comigo para as vendas, me acompanha e é meu "motorista" kkkkk, ele mesmo me fala que um dia destes de muito calor eu chegarei e encontrarei no lugar dele apenas o tênis com as meias, o bermudão, camiseta, e o boné em cima de uma poça de água (que seria ele derretido) kkkk Exageradoooo, né pessoal?
Mas enfim, o que quero deixar registrado para vocês e que sirva também de ajuda e conselho é que tive sim, problemas com o dito chantilly nestes dias de calor.
Foi em uma ocasião com um bolo de frutas, fiquei arrasada, triste pra valer, mas aí pensei naquela frase antiga, mas que nestas horas difíceis são um tudo e nada clichês " O que não mata me fortalece", e assim começou minha busca desesperada por uma cobertura para meus bolos brancos.
Pensei no mais comum, o marshmallow, mas veio aquela coisa da tal Salmonella nas claras, pesquisei muito e as informações são contraditórias sobre se a temperatura que o açúcar atinge ao virar fio é suficiente ou não para eliminar a bactéria em contato com a clara em neve, por via das dúvidas não arrisquei.
Procurei pela industrializada, da Otker, é legal, quebra bem o galho, mas de cara uma cliente falou que tinha cheiro forte de clara!
Quase choreiiiii, mas cheguei em casa e fui pesquisar novamente.
Encontrei uma receita maravilhosa de marshmallow e gentemmmm o resultado vocês não tem ideia, é magnífico, o marshmallow fica sensacional, igualzinho o daquelas docerias chiques de São Paulo.
O melhor, não vai uma clara e o custo é super baixo, rende muito e fica delicioso, palavras das clientes que provaram e aprovaram.
Com isto, achei muito interessante compartilhar este achado com vocês.

Receita de Marshmallow sem claras:

Ingredientes:

2 copos (de 2oo ml) de açúcar;
1 copo de água (200 ml);
1 colher de sopa de emulsificante (usei Emustab);
2 colheres de sopa de essência (da sua preferência ou para "casar" com o sabor do bolo).

Modo de preparo:

Misture tudo muito bem e leve na batedeira em velocidade máxima por no mínimo 10 minutos, quanto mais vocês baterem, mais durinho ficará.

Rende muito, esta quantidade rende uma tigela de batedeira cheinha, fica com um cheirinho bom e o sabor é gostosinho, o legal deste marshmallow é que podemos mesclar com coberturas na hora de confeitar os bolos, fica lindo!
Além da conservação ser muito mais segura, já que não se corre o risco de azedar.

Um comentário: