quarta-feira, 30 de março de 2011

Bolo de chocolate com doce de leite e nozes


Com o fim do verão a expectativa pela chegada dos dias mais fresquinhos chega e com ela vem também aquela vontade de saborear um bolo com nozes...
Fiz um dia e o sucesso foi grande, tive de repetir a dose e as vendas foram rápidas como um cometa, hehehe.
A combinação é perfeita, doce de leite e nozes, nunca vi um doce tão simples (graças ao leite condensado cozido na pressão) e tão delicioso, adoro, seja ele com ameixas, naquele tradicional bolo de aniversário, seja ele puro, seja ele com nozes.

Receita:

1 receita de pão-de-ló de chocolate ( vide receita http://bolodahide.blogspot.com/2011/03/como-tudo-comeca.html );
Quante baste de guaraná

Recheio:

2 latas de leite condensado cozidos na pressão por uns 40 minutinhos;
1 caixinha de creme de leite
150 a 200 gr de nozes picadas

Cobertura:

Ganache (500 gr de chocolate blend ou meio-amargo derretido em banho-maria ou microondas, com uma latinha de creme de leite sem soro)
Raspas de chocolate
Pedaços de nozes
Açúcar impalpável para polvilhar

Preparo:

Para o recheio é só bater bem o doce de leite com o creme de leite, eu bato à mão mesmo, e acrescentar as nozes picadinhas.

Montagem:

Corte a massa em 3 partes horizontais, passe uma parte para a fôrma, regue com o guaraná, coloque metade do recheio, outra camada de massa, regue com guaraná, o restante do recheio, outra camada de massa e finalize com o guaraná.

Deixe na geladeira por 6 horas.

Desenforme e cubra com a ganache, decore com as raspas de chocolate, polvilhe o açúcar impalpável e coloque os pedaços de nozes.

Dicas & gafes: Pessoas, o resultado é divino... Para quem gosta de variar, pode substituir uma camada de doce de leite por uma camada de creme branco (500 ml de leite de vaca, 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 5 colheres de maizena, 1 vidrinho de leite de coco).

2 comentários:

  1. Amiga do Céu.. o que é isto !!! tô quase morrendo de tanta vontade de experimentar... rs
    Só tem um detalhe.. meus bolos sempre saem meia boca...rs
    PArabéns pelo seu blog.. seguirei de agora em diante.
    Tenho meu blog desde a gastro, de uma olhadinha lá também. Beijocas Mais uma vez... Obrigada por tudo amiga. Linda e maravilhosa, e seguiremos com FORÇA NA PERUCA.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as receitas,vou fazer todas!hummmmmmmm

    ResponderExcluir