sexta-feira, 20 de maio de 2011

Bolo Entreposto de Maçã



Sim, eu sei, ando em falta com vocês, mas tenho uma ótima justificativa: além de boleira, doceira, mãe, dona de casa, esposa, mãe de cachorrinha e gatinha, também sou escritora, e estou lançando um livro infantil, que aliás, colocarei o convite para o lançamento em SP em breve, prometo.
Enfim, depois das desculpas pela ausência, compensarei vocês com a receita deste bolo maravilhoso, agora começando a esfriar dá uma vontade de comer alguma coisa bem gostosa com um chá quentinho ou até mesmo um café... Mas também serve para comer com sorvete de creme, fica delicioso na hora da sobremesa, é um coringa... A durabilidade acaba sendo maior por conta da canela que vai na massa. Ótima pedida para deixar pronto na sexta-feira para o final de semana, nunca sabemos quando receberemos uma visitinha gostosa no fim de tarde, aí já temos o que oferecer com o chá e café!

Bora para a receita:

Ingredientes:

3 ovos inteiros;
2 xícaras de açúcar;
1 xícara de óleo (pode ser soja, canola, girassol ou milho);
2 xícaras de farinha de trigo peneirada;
2 maçãs sem cascas picadinhas;
1/2 xícara de uvas passas claras;
1/2 xícara de uvas passas escuras;
1/2 xícara de nozes picadas;
1/2 xícara de damascos (opcional);
1 colher de chá de canela em pó;
1 colher de café de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de fermento em pó.

Açúcar com canela para untar a forma e polvilhar por cima da massa.

Preparo:

Bata os ovos à mão mesmo, bem batidinhos, acrescente o açúcar aos poucos e vá batendo, até crescer e ficar clarinho, acrescente o óleo, a farinha de trigo peneirada, a massa ficará meio difícil de trabalhar, mas é assim mesmo, não está errado, acrescente as maçãs , passas, nozes, damasco, canela, bicarbonato e fermento e mexa bem, coloque na forma previamente untada com margarina e o açucar com canela, finalize polvilhando o açúcar com canela e leve ao forno médio por mais ou menos uma hora ou até que o palito saia limpo.
As formas que costumo usar aqui em casa são as de aro removível ou aquelas com furo no meio.
Depois se quiserem podem decorar com nozes, damascos, fica muito bonito e a casquinha de cima, hummmm crocante!

Espero que gostem!

Beijocas

Hidê

Nenhum comentário:

Postar um comentário